Os cruzeiros para a Noruega estão entre os cruzeiros mais populares para o norte. Não é de admirar, porque mesmo de comboio, o país a oeste da península escandinava apresenta-se como um paraíso natural de cortar a respiração. Todos os anos, numerosos navios de cruzeiro dirigem-se para a beleza natural da Noruega. Em particular, a quase interminável costa norueguesa, com os seus fiordes profundos, inúmeras baías e ilhas, encanta os viajantes de cruzeiro. Incluindo os inúmeros fiordes e baías, a linha costeira estende-se por mais de 25 000 quilómetros e é uma das mais longas do mundo. Rodeada por penhascos rochosos íngremes e florestas, parece misteriosa e quase mística.
A melhor altura para viajar para a Noruega em navio de cruzeiro é entre junho e setembro e entre outubro e março.
A Noruega divide-se em Oeste e Este em termos de condições climatéricas. O leste, separado do oeste pelas montanhas Skanden, tem um carácter continental, enquanto o clima do oeste é bastante temperado. A temperatura máxima média é de cerca de 23°C. No inverno, a costa está quase sem gelo, o que significa que, normalmente, é possível visitar todos os portos durante um cruzeiro na Noruega. Enquanto no inverno há crepúsculo durante todo o dia, no verão o sol nunca se põe acima do Círculo Polar Ártico, o que abre uma nova gama de actividades de lazer para os viajantes.
A Noruega é também uma experiência especial para os visitantes no inverno. É nesta altura que as hipóteses de ver um dos espectáculos mais impressionantes da natureza são especialmente boas: as Luzes do Norte. As baleias podem ser vistas ao longo da costa durante quase todo o ano, especialmente durante os meses de verão.
O tempo na Noruega pode mudar diariamente, pelo que é aconselhável vestir-se de acordo com o princípio da cebola, de modo a poder adaptar-se às respectivas temperaturas. Acima de tudo, a sua bagagem deve incluir roupa impermeável, um corta-vento e sapatos confortáveis e impermeáveis. Naturalmente, os amantes dos fiordes não devem esquecer o seu equipamento de natação.
Um passeio de barco nos fiordes noruegueses é uma experiência muito especial: os rios estreitos que serpenteiam por impressionantes gargantas rochosas são simultaneamente intimidantes e fascinantes.
Um dos destinos mais populares num cruzeiro pelos fiordes noruegueses é o Fiorde Geiranger, com 15 quilómetros de comprimento, Património Mundial da UNESCO desde 2005. Perto da cidade portuária de Stavanger, uma viagem à espetacular Rocha do Púlpito (Preikestolen) é obrigatória. Esta formação rochosa distinta ergue-se várias centenas de metros acima do fiorde e oferece vistas fabulosas.
A capital da Noruega, Oslo, e a cidade costeira de Bergen são ideais para passeios históricos e urbanos num cruzeiro norueguês, com os seus muitos monumentos impressionantes. Como antiga área de povoamento dos Vikings, Oslo é o lar de muitos legados culturais desta era turbulenta. Entre eles estão os navios vikings mais bem preservados do mundo. No bairro hanseático de Bryggen , em Bergen, é possível visitar casas de madeira do século XII.
Outra caraterística especial dos cruzeiros de barco noruegueses é Tromsø, a maior cidade do norte da Noruega. Rodeada de fiordes, picos de montanhas, ilhas e natureza selvagem, é um verdadeiro ponto de encontro para a aurora boreal. Os viajantes podem fazer muitas excursões emocionantes a partir de Tromsø. Por exemplo, há passeios de trenó puxado por cães, trenó puxado por renas ou motas de neve, bem como caminhadas na neve e impressionantes safaris de baleias.
No ponto mais a norte da Noruega encontra-se o Cabo Norte, na ilha de Magerøya, que oferece uma vista inesquecível do Oceano Ártico e do sol da meia-noite.
Ainda mais a norte, muitos passeios de barco conduzem ao arquipélago de Svalbard, com a ilha principal de Spitsbergen. Não é por acaso que Svalbard é também conhecida como a ""terra das costas frias"": ursos polares que emergem subitamente do nevoeiro, morsas que brincam em enormes blocos de gelo e a extensão interminável de gelo eterno caracterizam a paisagem impressionante. Em excitantes passeios de mota de neve, os viajantes podem também encontrar renas e raposas do Ártico, ver a aurora boreal ou provar cerveja na Svalbard Bryggeri, a fábrica de cerveja mais setentrional do mundo.
Para todos os amantes do norte e fãs de cruzeiros, uma coisa é certa: os cruzeiros e a Noruega são uma combinação vencedora para umas férias relaxantes e aventureiras em alto mar.